União

Apoio para reinserção delas no mercado de trabalho

Projeto da UFPel lança campanha para ajudar mulheres a superar o desemprego e retomarem a autonomia financeira

Jô Folha -

Historicamente, homens têm vantagem no mercado de trabalho em relação às mulheres em pontos que vão das oportunidades abertas até a remuneração, passando pelos cargos de liderança. Essa diferença entre os gêneros fica ainda mais acentuada em momentos de crise. Segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no ano passado mulheres, jovens e negros foram os mais prejudicados pelos efeitos da pandemia. Justamente por causa deste cenário que o Projeto Mais Juntas, da UFPel, lançou a campanha “Trama de Zuzu Angel”.

Com o nome em homenagem à estilista brasileira Zuzu Angel, a iniciativa, por meio de doação de roupas, realização de workshops preparatórios e palestras, visa apoiar a reinserção das mulheres no mercado de trabalho. Tendo como base dados que indicam, por exemplo, que aproximadamente metade dos lares brasileiros são sustentados por mulheres, segundo levantamento do IBGE de 2018, a campanha tenta mobilizar a sociedade a contribuir para atenuar esse quadro de desemprego feminino em Pelotas.

“A gente tem dados que mostram que a população feminina é a parcela mais atingida durante a pandemia acerca do desemprego. Então as mulheres estão procurando se recolocar no mercado de trabalho. Tivemos a ideia dessa campanha justamente para ajudar com a reinserção delas em empregos”, diz a professora Larissa Bolzan, da UFPel, uma das organizadoras do projeto.

Monitoramento feito pelo Ipea aponta que no segundo trimestre de 2019 a taxa de ocupação delas (46,2%) era inferior à do sexo masculino (64,8%). No mesmo período de 2020, piorou: houve redução para 39,7% ante 58,1% para os homens.

Doações e orientações
Para viabilizar o suporte a estas mulheres em busca de novas oportunidades, a partir do próximo dia 13 a equipe do projeto estará no “Espaço do bem”, no Shopping Pelotas, para arrecadar doações de roupas. A ideia é que as peças obtidas sejam selecionadas e destinadas para que as mulheres possam usar em entrevistas de emprego. Além da participação da comunidade com a oferta das roupas, a campanha também conta com apoiadores como a prefeitura, lojas e academias, que também serão pontos de coleta de doações.

Já os workshops estão previstos para os meses de agosto e setembro no parque do loteamento Dunas. A organizadora conta que a ideia ainda é conseguir um ônibus para que o projeto possa percorrer os demais bairros e levar a preparação a mais mulheres. “Vamos ministrar seminários sobre como elaborar um currículo, treinar essas mulheres para como se comportar da maneira mais adequada em uma entrevista de emprego, como se vestir, se maquiar. Além disso, terão workshops motivadores com a participação de algumas mulheres bastante importantes aqui de Pelotas, para que as beneficiárias possam se inspirar”, explica Larissa.

A organizadora diz que a expectativa é que, assim como em recente campanha de arrecadação de absorventes higiênicos, em que foram coletados e doados 35 mil pacotes do item a mulheres em situação de vulnerabilidade social, a Trama de Zuzu pretende ser também muito abrangente. “Queremos que a campanha seja bem grande e, assim que for possível, vamos divulgar os dados de quantas mulheres participaram, quantas conseguiram emprego, quantas voltaram e os desafios encontrados. Pretendemos manter a iniciativa.” A Trama de Zuzu vai até o dia 30 de setembro.

Os pontos de arrecadação da campanha também aceitam doações de roupas masculinas. As peças serão repassadas pelo projeto a outras entidades sociais.

Como ajudar
As doações de peças de roupa em bom estado podem ser feitas nos seguintes locais:
Lojas - Decolores, Shuffle, Santo Pecado e Feito Mel
Academias - Círculo do Corpo, Eros Crossfit e Centro de Treinamento Energym
Melhor Envio
Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Pelotas
Centro de Referência de Atendimento à Mulher Prof. Cláudia Pinho Hartleben
Prefeitura de Pelotas
Informações adicionais podem ser obtidas pelo Instagram @maisjuntas.ufpel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

TRF da 4ª Região concorda com a suspensão da pesca de arrasto no RS Anterior

TRF da 4ª Região concorda com a suspensão da pesca de arrasto no RS

Roubo a pedestres apresenta queda, no Fragata Próximo

Roubo a pedestres apresenta queda, no Fragata

Deixe seu comentário